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NASCIMENTO DA INTERDISCIPLINARIDADE


De forma mais concreta, entretanto, podemos afirmar que o movimento interdisciplinar surgiu na Europa (França e Itália) em idos dos anos 60.
Inicialmente devemos afirmar que o conceito de interdisciplinaridade só pode ser compreendido no contexto onde significa, portanto, a essências das relações entre duas ou mais disciplinas.
Na década de 70 no Brasil representou-se o período filosófico de explicações terminológicas, nesse campo daí então nesse período, Jipiassú se ocupou do ideário interdisciplinar e Ivani Fazenda, no campo da educação.
Na década de 80 foi um período de discussão sobre interdisciplinaridade e a sua ocupação da ciência humana e na educação e em sua pesquisa Ivani Fazenda revelou características interessantes do professor interdisciplinar, como pesquisador, alta grau de comprometimento para com a aprendizagem dos alunos ultilzando novo procedimentos de ensino.
A partir dos anos 90 instaurou-se o modismo interdisciplinar no Brasil. Muita pratica intuitivas se fizeram e ainda fazem presentes, no estudo e pesquisa visando ainda esclarecer à temática.
O problema é que quando se nega todo e qualquer caminho pedagógico já percorrido desde décadas em nome de uma pratica sem grandes fundamentos. Este sim é um bom momento para se propiciar tal discussão.
Então interdisciplinaridade corresponde, pois, as relações intrínsecas entre a matéria e as disciplinas que derivam da primeira. Assim por exemplo, nas ciências da educação, a História pode ser concebida como matéria e a História Universal da Educação e História da Educação Brasileira, como disciplinas derivadas, aplicadas. A interdisciplinaridade vem a ser, portanto, uma etapa a ser desencadeada no processo pedagógico interdisciplinar.




"Não se pode falar de educação sem Amor" Paulo Freire

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