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NASCIMENTO DA INTERDISCIPLINARIDADE
De forma mais concreta, entretanto, podemos afirmar que o movimento interdisciplinar surgiu na Europa (França e Itália) em idos dos anos 60.
Inicialmente devemos afirmar que o conceito de interdisciplinaridade só pode ser compreendido no contexto onde significa, portanto, a essências das relações entre duas ou mais disciplinas.
Na década de 70 no Brasil representou-se o período filosófico de explicações terminológicas, nesse campo daí então nesse período, Jipiassú se ocupou do ideário interdisciplinar e Ivani Fazenda, no campo da educação.
Na década de 80 foi um período de discussão sobre interdisciplinaridade e a sua ocupação da ciência humana e na educação e em sua pesquisa Ivani Fazenda revelou características interessantes do professor interdisciplinar, como pesquisador, alta grau de comprometimento para com a aprendizagem dos alunos ultilzando novo procedimentos de ensino.
A partir dos anos 90 instaurou-se o modismo interdisciplinar no Brasil. Muita pratica intuitivas se fizeram e ainda fazem presentes, no estudo e pesquisa visando ainda esclarecer à temática.
O problema é que quando se nega todo e qualquer caminho pedagógico já percorrido desde décadas em nome de uma pratica sem grandes fundamentos. Este sim é um bom momento para se propiciar tal discussão.
Então interdisciplinaridade corresponde, pois, as relações intrínsecas entre a matéria e as disciplinas que derivam da primeira. Assim por exemplo, nas ciências da educação, a História pode ser concebida como matéria e a História Universal da Educação e História da Educação Brasileira, como disciplinas derivadas, aplicadas. A interdisciplinaridade vem a ser, portanto, uma etapa a ser desencadeada no processo pedagógico interdisciplinar.


ALUNAS: Andréa Soares André
Claudiane Melo dos Santos
Claudiene Lira Melo dos Santos
Cristiane Carvalho Moura – (Relatora)
Josefa Honorato dos Santos – (Coordenadora)
Ruslânia Cristina Bezerra de Oliveira





LINHA DO TEMPO: INTERDISCIPLINARIDADE






Período Histórico ou ano 60 70 80 90


Caracterização do contexto
Histórico – tempo e espaço
Caracterizou-se que a Epitomologia positiva dar lugar as reflexões Sobre a fragmentação das ciências
Caracterizou-se que a representação do período filosófico de explicações
Terminológica nesse
Campo.
Caracterizou-se como um período de discussões sobre interdiscipli-naridade e sua ocupação na ciência humana e na educação.
Caracterizou-se a
instalação do
modismo Inter-
dicisplinar no Brasil.
Praticas intivas se fize-ram e ainda fazem presentes que impulsiona o estudo e a pesquisa.



Caracterização da
Educação neste período
Surgiu então o movi-
mento estudantil Francês de Cunho Maxista, onde rein-vindicaram mudança estruturais nas insti-tuições escolares.

A educação nesse período vislunbrou um caos na educa-ção bresileira onde reflete, soberaneira até os nossos dias.

Ivani Fazenda revelou característica interesan- tes do professor interdicisplinar como pesquisador, auto grau de comprometimento para com a aprendizagem do aluno.
Os professores proporcionaram aos alunos uma aprediza- gem simultânea dos saberes e dos métodos comuns de várias disciplina reordenou conhecimentos diversos e provocou um conhecimento novo.


Aspecto que marca a
Interdisciplinaridade,
Autores, linhas de
pensamentos

A discursão teórica dessa época sobre o papel humanista de ciências acabou por encaminhar as primeiras discursões sobre a interdisciplinaridade onde Ivany Fazenda incitava o olho do alu- no nama única restri- ta e limitação a uma patologia do saber.



Aspecto que marcou essa época foi a criação de uma metodologia interdisci- plinar onde conscistia em tomar possível um projeto interdisciplinar. Hilton Japiassú cuidou das condições de realizações de um projeto metodológico dessa natureza para a ciência humana.


Além do professor interdisciplinar desenvolveu-se também uma metodologia de trabalho interdisciplinar Ivany Fazenda realizou vária praticas de professores desde a pré-escola a o nível superior.



Aspecto que marcou essa época foi que Yves Lendir destinge em 3 (três) a tipologia interdisciplinar no ponto de vista escolas que foram a interdisciplinaridade curicular didática e pedagógica.









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