sábado


- Um texto síntese apresentando uma conclusão do tema

Avaliação para quê?

- Durante minha leitura do texto, sobre a Avaliação conclui que avaliação não é tudo para os discentes obter uma boa formação, se eles obtiverem a nota na média, abaixo da média ou acima, não quer dizer que aprenderam o assunto explicado pelo professor ou não aprendeu, A avaliação é só uma forma do aluno, ter a responsabilidade de estudar para aprender e não ficar iludido com a nota alta que tire, ou se angustiar com a baixa.

- A avaliação permite aos docentes só ter uma certeza de conclui as notas passadas para o boletim. O Aprendizado que está sendo explicado para eles, na verdade isso não quer dizer que está profundamente evoluído com a formação do curso que está sendo realizado, ou melhor, estão com a cultura bem afiada, para isso é necessário muito mais que uma simples Avaliação é preciso se aprofundar bastante nas boas leituras dos bons livros e ir mais além, nas pesquisa.

- Avaliar não é a forma, de da aula de todos os conteúdos e no tempo adequado, aplicar as provas e analisar as respostas dos seus discentes pelo que eu pude concluir avaliar é também uma outra forma de observar os discentes em suas participação nas aulas, ficar atento às explicações e responder na hora em que o docente está explicando os assuntos porque para mim á possibilidade de quem prestar bem atenção responder certas as perguntas, saber se eles estão colaborando com os trabalhos em grupo, dá nota em seus cadernos ler se os assuntos estão escritos e organizados, em fim observar se os discentes têm aptidão para os estudos ou não porque existem vários problemas que faz com que os alunos não tenham interesse para com os estudos, uma das avaliações mais importante é o entendimento professor-aluno, porque é se aproximando um do outro ver conhecendo seus problemas para melhorar a sua boa participação nas aulas.
























AVALIAR PARA QUÊ?

De acordo com a pergunta do titulo cheguei a conclusão que a avaliação tem assumido uma função seletiva ou seja de exclusão daqueles menos capazes, mais qual o motivo de sua incapacidade?
O educador procura saber? Muitas vezes são problemas familiares, problemas de aprendizagem, sem o apoio da própria família.

Hoje a avaliação que se adotou nas escolas ainda são as da culpa, onde as notas servem para fundamentar classificação do aluno que só são comparados o desempenho desse e o objetivo que se deseja atingir.

Dentro de processo de avaliação de escolas que tem a média 5 como aprovado então o aluno que obteve essa média é considerado aprovado.
E os que tiraram médias 4 ?
Será que o que tirou média 4 é tão insuficiente quanto ao que foi aprovado com 5, que tipo de avaliação foi aplicada com quais objetivos, conteúdos, será que a metodologia foi bem aplicada para alunos e a quantidades de alunos em cada sala que também conta muito para o desempenho do alunado , então muitas escolas justifica uma decisão de aprovação ou retenção sem que seja analisado.
O processo de ensino aprendizagem, as condições oferecidas para promover a aprendizagem do aluno e, portanto torna o processo avaliativo extremamente reducionista reduzido as possibilidades de professores e alunos tornarem-se detentores de maiores conhecimentos sobre aprendizagem e ensino.

Hoje as coordenações das escolas nas maiorias das vezes já se coloca em questionamento em relação a avaliação não só quanto a sua elaboração, mais quanto a coerência e a adequalidade com o que se foi trabalhado em sala de aula e o modo em que se vai avaliado. Foi trabalho dentro de um planejamento escolar onde muito coordenadores deixam a desejar e eu quero deixar bem claro que avaliar exige, antes que defina onde que chegar, que se estabeleça os critérios para que em seguida encolhem-se o procedimento de avaliação.

Daí então chego a conclusão que a avaliação não mede capacidade de ninguém é um trabalho pedagógico bem feito dentro da escola para bons rendimentos.














FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC EaD
UNIDADE PEDAGÓGICA SANTÍSSIMA TRINDADE
CURSO NORMAL SUPERIOR









ESTÁGIO SUPERVISIONADO II























Maceió – AL
2008




FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC EaD




ANDREA SORES ANDRÉ
CLAUDIANE MELO DOS SANTOS
CLAUDIENE MELO LYRA DOS SANTOS
CRISTIANE CARVALHO MOURA
JOSEFA HONORATO DOS SANTOS
RUSLÂNIA CRISTINA BEZERRA DE OLIVEIRA





CIRCUITO 06
PERÍODO 4º
TUTORA: MARIA HELENA NASCIMENTO






Trabalho apresentado para disciplina Estágio Supervisionado II, do Curso Normal Superior da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC EaD.











Maceió – AL
2008

Um comentário:

  1. Agradeço o seu recadinho no meu blog: http://ler-com-prazer.blogspot.com
    Fico feliz em saber que as postagens sobre o dia dos avós foi útil para você.Volte sempre..e se puder ajudar em algo...Beijocas. Paz e Luz!

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